Proposta nr 1: Elementos Básicos da Comunicação Visual

Proposta nr 1: Elementos Básicos da Comunicação Visual

Technologic (Daft Punk) - YouTube

Buy it, use it, break it, fix it,
Trash it, change it, mail – upgrade it,
Charge it, point it, zoom it, press it,
Snap it, work it, quick – erase it

Para a minha proposta sobre elementos básicos da comunicação visual escolhi basear-me na Technologic, uma música dos Daft Punk que descreve as muitas tarefas que podem ser realizadas por máquinas, pela tecnologia, pelo digital, com uma parte musical ao estilo electrónico.

Tecnologia. Tecno + logia. Estudo do ofício, da técnica. O conhecimento dos materiais e da forma como trabalhar com eles permite-nos criar ferramentas que facilitam as nossas acções quotidianas. A tecnologia criada pelo Homem evoluiu de tal forma que as máquinas por nós construídas conseguem fazer mais, cada vez mais, aumentando as suas capacidades exponencialmente. Continua a ser preciso haver uma mão humana que faça a máquina trabalhar. Nós, a vida, damos vida à máquina. E, no entanto, a máquina nos domina, no sentido de cada vez mais dependermos dela. A criação depende do criador, mas ao mesmo tempo subjuga-o.

A escolha da cor baseou-se nesse pressuposto. Uma música chamada Technologic não poderia ser colorida, mas a preto e branco, uma vez que a tecnologia não tem a vida que a cor transmite. A tecnologia digital, que predomina no texto da música, é binária. 10011010010101. Da mesma forma, não faria sentido recorrer a texturas, que não são mais do que nuances que a tecnologia, por si só, não possui.

A figura a preto representa o Homem. A cinza, a tecnologia. Apesar de ser uma sombra do que nós somos, uma criação nossa, ela domina-nos através da necessidade que dela fomos criando ao longo do tempo. Não só dos utensílios do dia-a-dia, mas também de toda a tecnologia digital que é aperfeiçoada alucinantemente. Cada vez menos confiamos nas nossas próprias capacidades, depositanto a nossa confiança em tudo o que a tecnologia pode fazer por nós. E, no fim, – penso – quem perde somos nós.

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe um comentário